07/08/2010

O termo "taxonomia" na Wikipédia

Nos últimos anos a Wikipédia, uma iniciativa aberta a participação de todos, se tornou uma representação menor de toda a Internet no que diz respeito a máxima "na rede, você encontra tudo o que quiser". Cortando a hipérbole que existe em tal afirmação, o internauta pode encontrar na Wikipédia verbetes para absolutamente qualquer tipo de assunto que variam desde física quântica até do icônico Luís XIV.

E, afinal, o que a Wikipédia tem a dizer sobre taxonomia??? Visitei a página em português sobre o tema e segue o texto que encontrei:

Taxonomia (do Grego verbo τασσεῖν ou tassein = "para classificar" e νόμος ou nomos = lei, ciência, administrar), foi uma vez, a ciência de classificar organismos vivos (alfa taxonomia). Mais tarde a palavra foi aplicada em um sentido mais abrangente, podendo aplicar-se a uma das duas, classificação de coisas ou aos princípios subjacentes da classificação. Quase tudo - objectos animados, inanimados, lugares e eventos - pode ser classificado de acordo com algum esquema taxonômico.

Alguns afirmam que a mente humana organiza naturalmente seu conhecimento do mundo em tais sistemas. Esta visão é baseada frequentemente na epistemologia de Immanuel Kant.

Antropologistas têm observado que as taxonomias são inerentes à cultura local e aos sistemas sociais, servindo a várias funções sociais. Talvez o estudo mais bem conhecido e mais influente de taxonomias populares seja o The Elementary Forms of Religious Life de Emile Durkheim . As teorias de Kant e Durkheim influenciaram também Claude Lévi-Strauss, o fundador do estruturalismo antropológico. Levi-Strauss escreveu dois livros importantes em taxonomias: Totemism e The Savage Mind.

Taxonomias como as analisadas por Durkheim e Levi-Strauss são chamadas às vezes de taxonomias populares para distinguí-las das taxonomias científicas, que sustentam a dissociação das relações sociais e assim chegar ao objetivo e ao universal. A mais famosa e mais extensamente utilizada taxonomia científica é a taxonomia de Lineu, que classifica as coisas vivas e foi criada por Carl von Lineu. Este sistema taxonómico pode ser encontrado no artigo árvore evolucionária.

Nos anos recentes, a classificação taxonômica ganhou apoio da biologia computacional / bioinformática, empregando o método das árvores filogenéticas.


Embora se trate de uma visão geral acerca do tema, não deixa de ressaltar a abrangência que a taxonomia como elemento de classíficação representa.

A página da Wikipédia, em português, de onde o texto foi extraído pode ser acessada pelo link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia

A versão em inglês, é mais rica e traz exemplos de aplicações da taxonomia em diversas áreas: http://en.wikipedia.org/wiki/Taxonomy

Nenhum comentário:

Postar um comentário